Busca por palavras citadas neste blog

20 de setembro de 2012

Quem é Padre Pio para mim?!

Abro uma exceção nesses dias de intenso estudo, pesquisa e orações, no qual encontro-me submerso, para escrever esse pequeno testemunho de minha devoção ao santo cujo dia celebraremos, nas Igrejas Católicas do mundo inteiro, no próximo domingo. Trata-se de um santo a quem devoto especial carinho.

No dia 23 de setembro de 1968 partia para junto do Deus a quem tanto amara e por quem intensamente vivera e sofrera, sobretudo a perseguição de seus ultrarradicais "irmãos" na fé, nosso amado Padre Pio. Trinta e quatro anos mais tarde, nosso saudoso Papa, Beato João Paulo II, celebrava sua canonização. Por essa época, trabalhava eu no Setor de Indústrias Gráficas aqui de Brasília, juntamente com meu tio André e, na ocasião, fiquei responsável por fazer a formatação de um periódico de um simpático movimento católico chamado Equipes de Nossa Senhora, aqui da cidade. O tal periódico trouxe-me a informação da canonização de Padre Pio. Foi a primeira de muitas vezes com que me deparei com o santo de Pietrelcina.

Dois anos antes desse primeiro contato com o santo, precisamente em 23 de setembro de 2000, por ocasião de um evento da Renovação Carismática chamado Hallel, comecei a namorar aquela que veio a se tornar minha esposa e mãe de meus filhos. Filhos que hoje são quatro (e serão quantos mais Deus quiser que seja) e dos quais o primeiro nos fez passar por imenso susto por ocasião de seu nascimento, em 2004. Seu nome é Miguel Jeansley. Ele hoje é saudável e inteligente e está com oito anos, contudo, no parto, o garoto achou de nos deixar tensos! Minha esposa, no tempo de dar à luz, teve um terrível sangramento no momento em que a bolsa estourou, em nossa casa. Algo estava muito errado! Nunca em minha vida eu havia deparado-me com tanto sangue. Não obstante o temor da morte de minha esposa e a já ausente esperança de que meu filho pudesse resistir ao parto, chegamos às pressas, com o auxílio fundamental de minha sogra, ao hospital da Ceilândia (DF). Eu, com a roupa encharcada de sangue (pois carreguei nos braços minha esposa gestante, nessa situação, do carro à maca na porta do hospital), fiquei assistindo sua entrada emergencial na sala de cirurgia, tranquilizando-a... dizendo que estava tudo tranquilo e que confiasse em Nossa Senhora... Meu coração, no entanto, angustiado estava! Era nítido que a coisa não estava nada boa! O sangue de minha amada escorrendo por toda minha roupa claramente o dizia. O tempo de aguardo do lado de fora da sala cirúrgica, apesar de tão breve, mais parecia uma eternidade. Eternidade essa que aproveitei para rezar! Eu já conhecia e admirava São Pio de Pietrelcina e, sem hesitar, pedia sua intercessão junto a Deus pela vida de minha esposa, porém, bastante hesitante, pedia por meu filho (a quem já temia estar em óbito).

Passados cerca de vinte minutos, a enfermeira vem a mim e à minha sogra com a notícia de que tanto minha esposa, quanto meu filho passavam bem. A cesárea tinha sido não apenas um sucesso, mas recorde no hospital: dezessete minutos! Vocês podem imaginar o quanto minha devoção a São Pio de Pietrelcina, que já era mui grande, passou a ser “astronômica” desse dia em diante. Tão certo é isso, que minha segunda filha, a 02, (estou numerando-os para não perder as contas) chama-se Helena Forgione. Esse “Forgione” deve-se à justa homenagem feita a Padre Pio, cujo nome de batismo é, no bom e velho italiano: “Francesco Forgione”.

Portanto, meus caros, tenho motivos de sobra para celebrar o dia 23 de setembro: seja por minha esposa (e eterna namorada), seja pela vida de meu primeiro filho; seja pelo nome de minha segunda filha... enfim, sobretudo, pelo conhecimento e amizade desse santo cuja vida fora recheada de milagres (quem não conhece sua biografia, trate de conhecer) e que no ano de 1968, deixava-nos saudade, mas garantia-nos, para sempre, preciosos testemunhos, história de vida e intercessão.

São Pio de Pietrelcina, rogai por nós!
Jeansley de Sousa

5 comentários:

  1. Resumo, em vídeo produzido pela Canção Nova, da vida de São Pio de Pietrelcina: http://www.youtube.com/watch?v=Y7jjdTpOny4
    Vale a pena adquirir livros com sua biografia (especialmente a obra "Quem é Padre Pio?", de Lilá Sant'Anna), bem como o filme/minissérie "Padre Pio" da Editora e Livraria Paulinas.

    ResponderExcluir
  2. “Jesus nos diz que no Céu há mais alegria por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove almas justas que perseveram. Essa afirmação do Redentor é verdadeiramente confortadora para tantas almas desafortunadas que, tendo pecado e se arrependido, querem retornar a Deus.” (Padre Pio de Pietrelcina)

    ResponderExcluir
  3. Eu encontrei o filme São Padre Pio de Pietrelcina completo no youtube pra quem se interessar, segue o link: http://www.youtube.com/watch?v=1Hnqy06-Ff4

    ResponderExcluir
  4. Oração de São Padre Pio de Pietrelcina


    Fica comigo, Senhor!

    Fica Senhor comigo, pois preciso da tua presença para não te esquecer.
    Sabes quão facilmente posso te abandonar.
    Fica Senhor comigo, porque sou fraco e preciso da tua força para não cair.
    Fica Senhor comigo, porque és minha vida, e sem ti perco o fervor.
    Fica Senhor comigo, porque és minha luz, e sem ti reina a escuridão.
    Fica Senhor comigo, para me mostrar tua vontade.
    Fica Senhor comigo, para que ouça tua voz e te siga.
    Fica Senhor comigo, pois desejo amar-te e permanecer sempre em tua companhia.
    Fica Senhor comigo, se queres que te seja fiel.
    Fica Senhor comigo, porque, por mais pobre que seja minha alma, quero que se transforme num lugar de consolação para ti, um ninho de amor.

    Fica comigo, Jesus, pois se faz tarde e o dia chega ao fim; a vida passa, e a morte, o julgamento e a eternidade se aproximam. Preciso de ti para renovar minhas energias e não parar no caminho. Está ficando tarde, a morte avança e eu tenho medo da escuridão, das tentações, da falta de fé, da cruz, das tristezas. Oh, quanto preciso de ti, meu Jesus, nesta noite de exílio.

    Fica comigo nesta noite, Jesus, pois ao longo da vida, com todos os seus perigos, eu preciso de ti. Faze, Senhor, que te reconheça como te reconheceram teus discípulos ao partir do pão, a fim de que a Comunhão Eucarística seja a luz a dissipar a escuridão,a força a me sustentar, a única alegria do meu coração.

    Fica comigo, Senhor, porque na hora da morte quero estar unido a ti, se não pela Comunhão, ao menos pela graça e pelo amor.

    Fica comigo, Jesus. Não peço consolações divinas, porque não às mereço, mas apenas o presente da tua presença, ah, isso sim te suplico!

    Fica Senhor comigo, pois é só a ti que procuro teu amor, tua graça, tua vontade, teu coração, teu Espírito, porque te amo, e a única recompensa que te peço é poder amar-te sempre mais. Como este amor resoluto desejo amar-te de todo o coração enquanto estiver na terra, para continuar a te amar perfeitamente por toda a eternidade. Amém.

    São Padre Pio, rogai por nós!

    ResponderExcluir
  5. Deixo aqui a entrevista concedida pelo saudoso Padre Armando, que foi coroinha de São Pio de Pietrelcina. Tive a oportunidade de conhecê-lo pouco antes de completar 100 anos (pouco tempo depois dos 100 anos, ele viria a falecer). Cheguei, com minha família à Igreja Santa Terezinha, no Cruzeiro - DF, com o intuito de assistir a uma Missa com ele... e qual não foi minha surpresa, logo ao entrar na Igreja, ser convidado por uma simpática senhora a entrar na sacristia, preparar-me com a equipe de liturgia, entrar com o Padre e fazer uma das leituras. Eu não conhecia absolutamente ninguém ali. Era a primeira vez que pisava na Igreja, em uma Missa de domingo de manhã. Igreja lotada! Presente de São Pio. E que presente conhecer esse amável sacerdote. Quanta alegria e santidade esbanjava durante toda celebração, quanta vivacidade e espontaneidade santas em sua homilia... Enfim, mais uma vez: obrigado São Pio de Pietrelcina, por ter me dado a oportunidade de ficar tão perto de um santo, hoje amigo bem próximo de ti!
    Segue o link da entrevista ao simples e gentil sacerdote:
    https://www.youtube.com/watch?v=YZM_nTSl28c&t=6s&ab_channel=M%C3%B4nicaEvaPachecoSchaper

    ResponderExcluir

Visualizações de página