Busca por palavras citadas neste blog

4 de agosto de 2012

Meu povo padece por falta de conhecimento

Fonte: www.cancaonova.com
Bastou me dar conta da falta de informação dos católicos para que eu decidisse me dedicar aos estudos da Bíblia, do Catecismo da Igreja Católica, das biografias dos santos(as) e seus escritos espirituais, dos documentos da Igreja, de sua história e doutrina de modo geral. Aprofundei-me não apenas por mim, mas sobretudo por meus irmãos que “padecem por falta de conhecimento” (Oséias 4, 6). Até aqui foram cerca de onze anos ministrando catequeses e pregações, acrescidos de quase dois de “catequese virtual”, via blog, redes sociais e livro. Em breve, com a graça de Deus, retornarei a alguma atividade pastoral sem prescindir da evangelização que venho fazendo de forma escrita, evidentemente, e sem prescindir também de minha fundamental missão de pai de família. Que assim seja para todos nós, leigos, para maior glória de Deus!

Que Deus me conceda a graça de levar adiante essa missão que, quanto mais se desdobra mais responsabilidade acarreta. Dizia São Tomaz de Aquino que “não há maior caridade do que levar uma alma à verdade”. É no que tenho me empenhado, porém, devo partilhar com vocês: como é difícil!!! Não pela missão em si, verdadeiro deleite entre leituras e escritas, práticas e pregações, mas pela cegueira lançada no mundo por Satanás! Fosse possível fazer um paralelo, eu diria que os católicos, em sua maioria esmagadora, absoluta, são como donos de vastas terras cujos subsolos são abundantes em puro ouro, contudo esses senhores(as), potencialmente milionários, teimam em viver na mediocridade da superfície, sem qualquer aprofundamento e ainda brigam contigo, encolerizam-se, caso você, no ímpeto de fazê-los despertar para tamanha riqueza, tente ensiná-los como desfrutá-la!

Igualmente triste, nesse cenário, é notar que muitos até possuem boa vontade. De bom grado escavariam e encontrariam o tesouro. Porém, mal orientados que são, acabam por se desgastarem em migalhas. Nesse sentido, a má orientação provém de muitos padres e bispos mal formados ou maus formadores. E, nesse caso, se não está ao nosso alcance, leigos que somos, formar melhor nossos sacerdotes, ao menos está à nossa disposição o formar-nos bem. Busquemos o conhecimento de nossa sã doutrina! Aqui não me refiro ao ensinamento do padre A ou B, nem do bispo A ou B, mas ao ensinamento oficial da Santa Igreja. Ensinamento esse que, no que toca à fé e à moral, é infalível. Doutrina que conduziu as vidas de nossos santos e santas. Busquemos conhecê-la, procuremos vivê-la! Afinal, não dá pra chegar à Santa Missa e repetir a oração conhecida como símbolo dos apóstolos, dizendo somente da boca para fora: “Creio na Santa Igreja Católica”. Se não conhece, não obedece e não crê, é melhor ficar em silêncio nessa hora!

Fiel à Sã Doutrina e obediente ao Santo Padre,
Jeansley de Sousa

6 comentários:

  1. Padres e bispos são bem formados e bons formadores na medida em que nos transmitem a fé da Igreja de sempre; a fé dos apóstolos, dos santos e mártires e não suas próprias opiniões ou “sugestões moderninhas” que em muito destoam do Evangelho. Rezemos para que Deus suscite mais e mais desses sacerdotes de batina, tradicionais e fiéis ao Sagrado Magistério, que tanto edificam a Igreja de Cristo. Rezemos também para que Nosso Senhor dê força e perseverança aos que já nos transmitem essa fé imutável e, consequentemente, sofrem perseguições por causa da Verdade! Aqui, de modo especial, rezo pelo Padre Paulo Ricardo e seu ministério que, sem margens para dúvidas, tem esclarecido e divulgado o amor e a obediência à Igreja e ao Papa!
    Rezemos e amemos os nossos sacerdotes! Amemos porque são bons ou para que se tornem bons, como diria santo Agostinho! Conscientes de que, independentemente de seus pecados ou mesmo, em muitos casos, do desvio de suas pregações da ortodoxia católica, são eles, os sacerdotes, cujo dia celebramos hoje, que nos trazem a presença do próprio Deus mediante os sacramentos de nossa Igreja!

    ResponderExcluir
  2. Sugestão: deixe aqui sua oração por um (ou mais) sacerdotes! Aproveito a ocasião para pedir as bênçãos de Nossa Senhora ao Padre Belo, que marcou o início de minha caminhada espiritual ainda no Setor P Sul, de Ceilândia. Peço também pelo pároco da paróquia São João Bosco que frequento, aqui no Núcleo Bandeirante: Padre Ricardo! Que a Virgem Maria interceda por nossos sacerdotes!

    ResponderExcluir
  3. No meu caso, bastou protestantes tentarem me levar à igreja deles e eu simplesmente não saber o motivo de ser católica, pra que eu me desse conta de que eu precisava saber sobre a nossa Igreja. Agradeço a Deus (quase) todos os dias por isso, porque hoje em dia era pra eu estar na igreja batista kkkk... Me dá vontade de rir quando me lembro disso... rs. Mas como não tive uma base sobre nada na época de catequese e levando em consideração minha falta de motivação nos estudos, eu era meio pateta e, se brincar, eu não sabia nem quem era Nossa Senhora ... haha.
    Até que finalmente comecei a estudar... claro que ainda não sei tudo, mas estou caminhando. O importante é a convicção de ser católica e a risada q eu dou toda vez q lembro que eu poderia estar na igreja batista uma hora dessas... rsrs...
    Quanto aos Padres, eu rezo muito pelo nosso Pároco também (Padre Ricardo), pelo Padre Paulo Ricardo e ando rezando muuuuuuuuito pelo Padre Fábio de Melo que por ele ter uma influência enorme na vida de muita gente, rezo pra que ele deixe de ser um pouco "zé"... rs. Gostava muito dele, mas quando comecei a estudar percebi que ele distorce praticamente tudo com aquele jeito poético dele, me da vontade de gritar e mandar ele acordar. Mas se até eu acordei, acho que qualquer pessoa pode, com a graça de Deus!
    Enfim, rezemos!

    ResponderExcluir
  4. Que Nossa Senhora acolha em seu Imaculado Coração o Padre Ulysses, pároco da Paróquia da qual faço parte. Que São João Maria Vianney, padroeiro dos sacerdotes, cujo dia celebramos hoje, interceda por ele, rogando a Deus as graças necessárias para levar adiante com perfeição a vocação sacerdotal. Em especial, peço a Deus por meio de Maria, pela santificação do clero, pela unidade da Igreja, pelo Papa Bento XVI, pelos bispos, sacerdotes, religiosos e por todos os seminaristas. Amém.

    ResponderExcluir
  5. “TU ÉS SACERDOTE PARA SEMPRE SEGUNDO A ORDEM DE MELQUISEDEQUE” (Salmo 109-4)

    “Cada vez que virdes um Sacerdote pensai em Jesus”. Santo Cura D’Ars.
    “Se eu me encontrasse com um Sacerdote e com um Anjo, saudaria primeiro o Sacerdote e só depois o Anjo”. Santo Cura D’Ars.
    Se não tivéssemos o Sacerdote, de nada nos valeria a Paixão e a Morte de Jesus… Para que serviria um escrínio cheio de jóias de ouro, se não houvesse alguém para abri-lo? O Sacerdote é quem tem a chave dos tesouros celestes…
    É por isso que Santa Catarina de Sena e Santa Teresa de Jesus beijavam a terra onde tivesse passado um Sacerdote.
    Por isso é que São Padre Pio de Pietrelcina dizia:”O Sacerdote: ou é um santo, ou é um demônio”. Ou santifica, ou arruína. E que desastre incalculável não provoca o sacerdote que profana a sua vocação com um comportamento indigno, ou que a calca aos pés ao negar o seu estado de consagrado e eleito do Senhor! (Jo 15, 16).
    S. João Bosco dizia: “Um Padre, ao Paraíso ou ao Inferno nunca vai sozinho: Vão sempre com ele almas em grande número, ou salvas pelo seu santo Ministério e com o seu bom exemplo; ou perdidas pela sua negligência no não cumprimento dos próprios deveres e pelos seus maus exemplos”.

    QUE POSSAMOS ADQUIRIR O HÁBITO DE REZAR DIARIAMENTE PELOS SACERDOTES!

    ResponderExcluir

Visualizações de página