Busca por palavras citadas neste blog

10 de maio de 2012

Você não está sendo caluniado ou perseguido?! Há algo errado!

Ainda criança, sem saber o que escrever em cartões de Natal para alguns familiares e amigos, decidi procurar alguma mensagem na Bíblia. Como não sabia nem por onde começar, fiz o que faz todo aluno aplicado (para não dizer o contrário): sai folheando aleatoriamente e fazendo aquela, digamos... “leitura dinâmica”. Nessa “viagem”, deparei-me com um versículo que muito me chamou a atenção, sabe-se lá o porquê: “Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós” (Mt. 5, 11-12).

Como eu dizia... não sei explicar o motivo pelo qual tal passagem, que soou tão estranha naquele momento, chamou tanto a minha atenção. Enfim, não obstante a estranheza, foi a frase que coloquei como mensagem de Natal e, provavelmente, devido à incoerência da frase com o momento (ela estava muito mais para Sexta-feira da Paixão do que para Natal) não tenha sido tão marcante para as pessoas que receberam o cartão, mas de minha memória não saiu mais.

Desde essa data, alguns anos se passaram e pude, ao longo deles, conhecer a história de muitos santos. Chamou-me a atenção o fato de a totalidade deles ter sido caluniada, difamada, perseguida, senão durante toda a vida, ao menos em grande parte dela. Inúmeras vezes, tal perseguição culminou em cruéis assassinatos (martírios). Que o digam São João Batista, São Pedro, São Lourenço, Santa Joana D’arc, São Tomas More dentre tantos outros (e o número de mártires, acreditem, não para de aumentar mundo afora).

Falando em perseguições baratas, mentiras infundadas e calúnias absurdas, não nos esqueçamos de Padre Pio de Pietrelcina que, à exceção do amor dos fiéis verdadeiramente tementes a Deus (que com ele padeciam), sofreu durante toda a vida com histórias falsas que dele inventavam, sendo inclusive proibido de celebrar a Missa em público durante muitos anos, fora outras penas impostas ao santo cuja vida sempre foi recheada de fenômenos sobrenaturais que atestavam sua comunhão com Deus e toda Corte Celeste.

Ainda a título de ilustração, vale também recordar São João Crisóstomo, que obteve esse segundo nome devido à sua eloquência e à sabedoria de suas palavras (Crisóstomo deriva do grego que significa “boca de ouro”) e, mesmo assim, apesar do reconhecimento popular, acabou vítima do puro ódio do inimigo de Deus, manifestado por “bocas de lata” que sempre existiram e sempre existirão para, ainda que involuntariamente e julgando fazer justiça com suas consciências tortas, perseguirão os justos. Cristóstomo, o boca de ouro, foi exilado uma, duas, três vezes... cada vez para mais longe. E, bem distante de sua terra, faleceu.

A idéia de se refletir esses exemplos da vida e obra dos santos, remete-nos a uma reflexão interior: se minha forma de viver e de me expressar anda agradando à maioria das pessoas em um mundo cada dia mais inimigo de Deus, é sinal de que meu cristianismo não passa de uma farsa. Afinal, se assassinaram Deus, São João, no capítulo primeiro de seu Evangelho, só pode mesmo estar coberto de razão: o mundo odeia a luz e ama as trevas.

Que nossas vidas agradem a Deus e, consequentemente, àqueles que nEle estiverem (rezemos para que sejam muitos, mas conformemo-nos que pode não haver ninguém). É na justiça e na verdade, apesar de seus efeitos dolorosos neste mundo, que nosso coração deve se alegrar. Sem mais!

Na paz de Jesus e no amor de Maria,
Jeansley de Sousa

4 comentários:

  1. Muita luz pra todos. Valeu. abraços.

    ResponderExcluir
  2. Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo,salve Maria!Pesso que leião com calma e pensem nisso ,obrigado.

    ResponderExcluir
  3. "É na justiça e na verdade, apesar de seus efeitos dolorosos neste mundo, que nosso coração deve se alegrar."
    Excelente artigo!

    ResponderExcluir
  4. Agradeço a todos pelos comentários. Abraços e fiquem com Deus!

    ResponderExcluir

Visualizações de página